sexta-feira, 31 de maio de 2013



Índice e nível de frequência

Leandro Bertoldo

    A tese elaborada por Leandro Bertoldo faz parte de um livro composto por trinta e uma teses sobre conceitos físicos clássicos e modernos elaborados ao longo de sua vida, principalmente durante a sua juventude com o intuito de introduzir novas ideias no campo das ciências exatas ao leitor. Em uma de suas teses, ele fala sobre frequência do som baseado no famoso efeito Doppler. Tal efeito recebeu esse nome em referência ao físico austríaco Chirstian Johann Doppler que desenvolveu um artigo afirmando que a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador.

 

    Em sua tese, Leandro analisa a teoria de Doppler para explicar o índice e o nível de frequência existente. Tendo como base que a percepção da frequência sonora de um observador pode ser diferente da frequência real por causa do movimento relativo existente entre a fonte do som e o observador, ele constata que o índice de frequência é definido como sendo igual à relação matemática entre a frequência real de um som pela sua frequência aparente. Tal constatação é expressa da seguinte maneira: I = fo / f,   onde fo = frequência aparente percebida pelo observador e f = frequência real emitida. Ele também observa e relata que se a fonte e o observador estiverem em repouso, pode-se dizer que  fo = f. Assim, o índice de frequência apresenta o seguinte valor: I = 1 (100%).
     

    Já sobre o nível de frequência, Bertoldo percebe que essa grandeza física pode ser definida como sendo igual à diferença matemática entre a frequência aparente e a frequência real, inversa pelo valor da frequência aparente expressa pela seguinte fórmula: n = f - fo / f . Por essa expressão pode-se concluir que quando ocorre uma aproximação entre o observador e a fonte sonora o som percebido é mais agudo do que o real (n > 0), e quando ocorre um afastamento entre os mesmos referencias o som percebido torna-se mais grave do que o emitido (n < 0).

  

     O autor conclui sua tese fazendo uma relação entre o índice e o nível de frequência. Sabendo que  n = f - fo / f  resulta na expressão  n = 1 - fo / f  e que  I = fo / f , tem-se que n = 1 - I. Portanto, o nível de frequência é igual ao valor numérico “um” menos o índice de frequência.

 

    A obra de Leandro Bertoldo é bastante esclarecedora, contendo informações importantes e relevantes para o estudo da física. Ele apresenta seus ideais de maneira clara e objetiva, porém, não é de fácil compreensão para um leitor que não possua conhecimentos básicos sobre o assunto. Outro fato que chama a atenção na tese de Leandro é o tema, que trata sobre um assunto cotidiano, o som, que é aprofundado até chegar aos cálculos do estudo da frequência sonora.

 

 

Referências bibliográficas:

 

<http://www.slideshare.net/leandrobertoldo/teses-da-fsica-clssica-e-moderna> Tese da Física Clássica e Moderna (XXXI Índice e nível de frequência)

 

<http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Acustica/doppler.php> Conteúdos Ondulatória e Acústica – Efeito Doppler

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário